sexta-feira, 8 de julho de 2011

Crianças de Quissamã participam de projeto contra drogas e violência

No grupo da manhã foram 230 crianças diplomadas e, à tarde, mais 240.
Nesta quinta-feira (07/07) duas turmas do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (Proerd) foram diplomadas. O projeto ajuda a orientar crianças em idade escolar sobre segurança e o uso de álcool, cigarro e drogas.

O grupo realizaram 17 encontros semanais, entre os meses de março e julho, com o sargento PM Juarez Ramos. No grupo da manhã foram 230 crianças diplomadas e, à tarde, mais 240.

Presidindo a mesa o secretário de Educação, Arnaldo Mattoso, falou da importância do projeto. “Este é um trabalho extraordinário, nobre e necessário, frente à realidade que o país vive hoje, em relação às drogas. E, por isso, essas crianças hoje conscientizadas, podem irradiar este conhecimento para as famílias e os amigos. Porque muitos acham que estão descobrindo um mundo novo através das drogas mas, na verdade, estão abrindo a porta do inferno para eles e suas famílias”, disse.

A conselheira tutelar Lucília Lamóglia também elogiou o Proerd e falou de sua importância na formação das crianças quissamaenses. Afirmou que o que está sendo desenvolvido hoje vai, influenciar até mesmo no trabalho da Polícia Militar futuramente no município, já que o objetivo é que, crescendo, estas crianças se mantenham distante do mundo das drogas.

“Com as crianças da Educação Infantil aconteceram dois encontros, onde foram abordadas a questão do álcool e do fumo; além de questões de segurança, como o uso de facas; proximidade de pessoas que fumam; e cuidados ao andar na rua. Já com os maiores, com quem desenvolvemos um trabalho em tempo maior, o curso foca conceitos como qualidade de vida, o uso de drogas lícitas e ilícitas e violência”, explicou o sargento PM Juarez Ramos.

Segundo o sargento no início as crianças ficam meio retraídos, mas depois que se soltam, se envolvem no trabalho.

Ao final da formatura os alunos que mais se sobressaíram com as melhores redações receberam prêmios de incentivo. Durante a solenidade os alunos assumiram um compromisso que tem o seguinte conteúdo: “Prometo aos meus pais, professores e amigos, a todos aqui presentes e a mim mesmo, dizer não às drogas, poia aprendi que assim manterei minha mente sadia e meu corpo sadio”.

O Proerd existe há 18 anos no Estado e é uma réplica do Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E) dos Estados Unidos, que consiste em um programa educacional de prevenção ao uso de drogas especialmente voltado para crianças. O programa é ministrado exclusivamente pela Polícia Militar e é promovido em parceria com as secretarias de Educação das prefeituras.
Redação
Siga: twitter.com/siteururau
Publicada em 07 de julho de 2011 · 20:17

Nenhum comentário:

Postar um comentário