sexta-feira, 27 de maio de 2011

CRIANÇAS COM PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS E DIFICULDADE PARA DORMIR, TEM SOLUÇÃO?


Desde o primeiro dia de nossas vidas até o último, a respiração é, sem dúvida, a função vital mais importante dos seres vivos. Sem ela a vida não seria possível.
                O processo de crescimento e desenvolvimento, físico e mental, das crianças, requer a presença de uma concentração e suprimento constantes de oxigênio na corrente sanguínea. Quando este suprimento de oxigênio tem sua concentração diminuída no sangue, por um processo patológico qualquer, o crescimento e desenvolvimento da criança ficarão comprometidos.
                Um dos grandes problemas na ortodontia é a falta de espaço na maxila e mandíbula (bases esqueléticas) para o alinhamento e nivelamento dos dentes, gerando os indesejados apinhamentos dentários, que causam problemas estéticos e funcionais, e nas crianças e adultos que culminam em complexos e dificuldades de relacionamentos. 
                Para resolver o problema de falta de espaço na maxila, pesquisadores como Angell (1860), Korkaus e Haas (1960), inventaram um dispositivo para “abrir” a maxila, chamado DISJUNTOR que foi modificado e aperfeiçoado durante décadas, por vários ortodontistas, fazendo deste aparelho ortopédico, um dos mais pesquisados e estudados da literatura ortodôntica.
                Este aparelho ortopédico tem como princípio básico, disjuntar a maxila, aumentando o perímetro do arco superior para o alinhamento e nivelamento dos dentes que, em determinados casos, não haverá necessidade de realizar extrações dentárias. Só que ao realizar este procedimento de separação da maxila, foi observado um efeito colateral muito interessante!  Ao abrir o “teto” (palato) da cavidade bucal, automaticamente também abrimos o “assoalho” da cavidade nasal.  Desta forma, o fluxo de ar na cavidade nasal (via aérea superior) aumenta.
                Crianças com atresia da maxila e palato profundo e ogival, geralmente acompanham uma atresia da cavidade nasal.  Esta atresia é responsável pelas dificuldades respiratórias provocadas pela chamada SÍNDROME DO RESPIRADOR BUCAL (SRB), que causa:
·         RONCO;
·         DORMIR DE BOCA ABERTA  
·         CABEÇA DISTENDIDA DURANTE O SONO;
·         BABAR NO TRAVESSEIRO;
·         MOVIMENTAÇÃO NOTURNA;
·         TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade)
·         APINÉIA e diversos outros transtornos...

As principais funções do nariz/cavidade nasal são:
·         OLFATO;
·         FILTRAGEM DO AR;
·         AQUECIMENTO DO AR;
·         UMIDIFICAÇÃO DO AR;
Quando respiramos o ar tem que entrar nos pulmões filtrado, aquecido e umidificado para que a hematose (troca do CO2 pelo O2) ocorra plenamente.

Dr. Cyro José Miranda Sá Nagamine
      Especialista em Ortodontia
      e-mail: cyrojose@live.com
   CRO-RJ 20.864 Tel. (22) 2733-2508

Nenhum comentário:

Postar um comentário